Fotografias
Escola

A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO - EPTRAN foi criada através Portaria nº 1.590 de 19 setembro de 2005. Pioneira no Brasil, foi constituída de acordo com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 74, parágrafo 2º, que trata desta responsabilidade pelos órgãos executivos de trânsito.

Objetivos Gerais

Oportunizar às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, adotando um modelo pedagógico de educação para o trânsito, que contemple a compreensão do educando na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do transeunte, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento profissional contínuo.

Objetivos Específicos:

1. Criar condições para que o aluno conheça a legislação de trânsito vigente no país;
  2. Fazer com que o aluno ao final do curso, tenha concepção formada sobre dirigir veículos defensivamente;
  3. Ensinar o aluno técnicas médicas recomendáveis de primeiros socorros;
  4. Conscientizar o aluno de que é indispensável conhecer noções básicas de manutenção de veículos; de proteger o meio ambiente e sobre seus deveres e direitos como cidadão;
  5. Estabelecer critérios e condições para desenvolvimento de programas de reciclagem, aperfeiçoamento, treinamentos de docentes e outros;
  6. Trabalhar a continuidade do aperfeiçoamento de técnicas pedagógicas e atualização metodológica.

Finalidade

Formar teoricamente o candidato à Primeira Habilitação, bem como desenvolver cursos de Capacitação, Reciclagens, Aperfeiçoamento e Especialização de profissionais na área de trânsito.

Os cursos serão oferecidos àquelas pessoas que se enquadrarem nos critérios de inscrição estabelecidos na Resolução 285 de 29 de julho de 2008 do CONTRAN e no regimento da EPTRAN.

Além desses cursos, a escola promoverá programas de treinamento dos recursos humanos internos.

Eliezer Cruz
Coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito (CS)

Ilnara Sampaio Menezes
Diretora da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN)

Elane Greice de Oliveira Lima
Corpo Pedagógico

Ana Cristina Costa Mônaco Silva, André Netto Amorim, Cristiane de Carvalho Brito, Felipe São Paulo Brandão, Ivonice Marinho de Jesus, Juliana Lopes Mota, Lucas Pimentel Matias, Lydia Regina Galvão Askevold Schmid, Marcelle Souza Andrade, Muller Lopes Cardoso, Noélia Barreto de Oliveira, Núbia Marcia Souza Braga e Tiago Sacramento de Andrade.
Corpo Administrativo

Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN BAHIA